Profissionais de saúde da VI Gerência Regional de Saúde (Geres) e representantes da secretaria de saúde do município de Arcoverde participaram, nesta terça-feira (27.11), de encontro para discussão e efetivação do Comitê de Combate às Arboviroses no município do Sertão do Estado. Na ocasião, foram apresentadas ações de combate ao Aedes aegypti que devem ser implantadas nos demais municípios que compõem a Geres. Participaram também representantes das áreas da educação, assistência social e sociedade civil. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está em constante monitoramento visando à prevenção e o acompanhamento de casos suspeitos e confirmados envolvendo dengue, zika e Chikungunya.

“Desse primeiro contato saíram várias propostas de ações integradas com apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, além de representações da sociedade. Momentos como esses são de extrema importância para discussão os diversos setores da sociedade sobre um problema que pode afetar a todos. Além de efetivar, precisamos pensar em estratégias de sustentabilidade desses comitês”, afirmou a gerente da VI Geres, Renata Remígio.

Na reunião, o coordenador regional de Vigilância em Saúde da VI GERES, Sergyalisson Farias, ressaltou a importância da prevenção no processo de controle do surgimento de novos casos que envolvem a dengue, zika e Chikungunya. Segundo o coordenador, a efetivação do Comitê tem papel importante nesse processo.