A VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (Geres) realizou nessa terça-feira (11.04) a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR). Entre os assuntos da pauta esteve a pactuação da proposta do desenho regionalizado para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da VIII Região de Saúde. A discussão do desenho proposto, que estava em apreciação desde 2012, foi retomada em maio de 2017 a partir da instituição do Grupo de Trabalho composto pelas representações das áreas técnicas de saúde mental do município.

Com o apoio da Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASAM), João Marcelo Costa, conjuntamente com a área técnica de saúde mental, Gabriella Wrublewski e a Gerência Regional de Saúde (VIII Geres), representada por Aline Jerônimo, foi aprovada na última CIR com unanimidade pelos gestores dos 7 municípios, a pactuação do desenho regional da RAPS.

Com isto, espera-se que amplie o acesso, a qualidade e a cobertura de ações realizadas pelos serviços de saúde mental, fortalecendo a regional nas suas referências para a atenção as pessoas com sofrimento psíquico e com necessidades de saúde decorrentes ao uso de álcool, crack e outras drogas. "A VIII Região de Saúde, foi a última regional a pactuar o desenho regionalizado da RAPS, finalizando de forma positiva, a ampliação da rede de cuidado em saúde mental no estado de Pernambuco", comemorou a gerente da VIII Geres, Aline Jerônimo.