O Carnaval é sempre um período de muita descontração e alegria. Mesmo assim, sempre há registros de violências contra a mulher, que têm um espaço exclusivo na área da saúde para atendê-las e aconselhá-las. Trata-se do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, no Recife. Funcionando 24 horas por dia, o serviço conta com uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, todos a postos para auxiliar o público feminino em caso de violência sexual, física ou moral.
 
A coordenadora do Serviço, Creuza Baltar, afirma que a mulher pode procurar diretamente o Wilma Lessa, sem ter que ser referenciada de outro serviço. “No momento em que a mulher chega, ela é recebida por uma assistente social, responsável pelo acolhimento. Depois, ela é encaminhada ao médico e enfermeira e ainda à psicóloga de plantão. Na consulta, verificam-se os protocolos necessários a cada caso”, afirma.
 
Quando o atendimento é relacionado à agressão sexual, por exemplo, o protocolo inclui o uso de contraceptivo de emergência, do coquetel para DST/ HIV, exames subsequentes e, se necessário, o aborto previsto em lei. Todas as medidas são rigorosamente analisadas pelos médicos e equipe de plantão.
 
Em caso de violência física, a mulher pode ser atendida na emergência do Hospital Agamenon Magalhães ou, se necessário, ela será encaminhada a outra unidade. “Todo o atendimento garante o sigilo da paciente. Ainda orientamos a mulher a fazer a denúncia do caso na Delegacia da Mulher”, avisa Creuza.
 
REDE - Além disso, o atendimento á mulher vítima de violência também será realizado em outras unidades da rede, como as maternidades Bandeira Filho, Barros Lima e Arnaldo Marques, no Recife; e a Maternidade Petronila Campos, em São Lourenço da Mata. O Imip também realizará esse serviço, mas voltado para o atendimento de crianças e adolescentes. 
 
Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa
Endereço: Estrada do Arraial, 2723, Casa Amarela – Recife/PE
Telefones: (81) 3184.1740
Conteúdo Relacionado