O bailinho de carnaval promovido esta manhã (23.02) pelo Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, provou que realmente a alegria é algo contagiante. Por onde o bloco passou provocou sorrisos, animação, descontração e muita folia. Funcionários, colaboradores, equipe médica, de enfermagem, de limpeza e usuários foram se juntando ao grupo e no final todo mundo dançou e se divertiu ao som do frevo.

Há sete anos, o grupo promove o evento que proporciona às crianças da pediatria e oncologia a vivência das festas populares e culturais do estado. “O nosso objetivo maior é o de disseminar a alegria, multiplicar sorrisos e fazer com que as crianças esqueçam um pouco da doença e do internamento. Mais um ano o nosso carnaval foi um sucesso e só nos resta agradecer a Deus e a todos que fazem desse dia um momento tão especial. A satisfação é toda nossa de poder servir e trazer essa alegria da festa carnavalesca para o hospital”, destacou o coordenador geral, Rui Holanda.

O carnaval do voluntariado faz até quem não participa de outras folias de momo “cair na farra” e é cheio de histórias bonitas que se entrelaçam e tornam a iniciativa ainda mais significativa. A vice-coordenadora, Ivanilde Emídio, por exemplo, afirma que esse é o único “bailinho” de carnaval que participa. “A proposta desse carnaval é muito diferente e enche o nosso coração de alegria. Sem dúvida, é um dos eventos mais legais que o voluntariado realiza. Não tem como não participar”, revela.

Presença ilustre e certa também é a da família de dona Lia Carvalho, que vem do Recife exclusivamente para a festa. “Conheci o voluntariado por conta do meu genro que é músico e toca na orquestra de frevo que se apresenta no carnaval do HDM. Gostei tanto que resolvi fazer parte e há três anos não perco um baile”, conta animada. Mas, os motivos de dona Lia vão além. A filha dela, Danúbia Carvalho, teve câncer de mama e esteve do outro lado dessa história. “Graças a Deus minha filha está curada. Mas, sempre que passamos pela oncologia com o grupo nos emocionamos bastante”, garante.

Para Danúbia, fazer parte do voluntariado do IMIP tem um sabor de gratidão. “Fiz tratamento no IMIP de Recife e passei pela enfermaria oncológica do Dom Malan algumas vezes. Então, tudo isso faz parte da minha trajetória e poder retribuir de alguma forma é muito importante. Durante o meu tratamento a música me ajudou bastante e eu acredito que ela possa ajudar também a outras pessoas”, ressalta.

A iniciativa tem o reconhecimento dos funcionários, colaboradores, pacientes e acompanhantes, que fazem questão de se envolver. Giselma Angelim, que é auxiliar administrativa, diz que se orgulha de fazer parte de uma instituição que tem um viés social tão bonito. “Nós temos o maior prazer em participar”, afirma.

Fernanda Antunes da Silva representa o grupo dos pacientes. Ela tem 14 anos e está internada na oncologia pediátrica. A adolescente era uma das mais animadas e até tentou tocar alguns instrumentos. “Me diverti bastante e registrei tudo para compartilhar nas redes sociais”, contou animada. A mamãe de Fernanda, Neilza Ribeiro Antunes, avisou que vai mandar todas as fotos para o pai, que mora no município de Casa Nova: “Todo mundo lá gostou de saber da novidade e quer ver as fotos”.

O “bailinho de carnaval” já está confirmado para o próximo ano e outras ações fazem parte do calendário do voluntariado, que se preocupa em comemorar com os usuários do Hospital Dom Malan todas as datas importantes, como dias das mães, dos pais e Natal. Agora em março acontecerá o Dia da Beleza em homenagem à mulher.