Em tom de emoção, a secretária executiva de coordenação geral, Ana Cláudia Callou, se despediu, na manhã desta quinta-feira (05/04), dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde em apresentação das ações desenvolvidas pela secretaria. Callou solicitou a sua exoneração, a partir dia 06 de abril para tocar seus projetos pessoais. 

"Sabemos que os desafios na consolidação da saúde pública ainda requer a superação de muitos obstáculos. Mas, mesmo com as enorme dificuldades que tivemos de enfrentar e superar, caminhamos sempre na perspectiva de melhorar a saúde de todos os pernambucanos e estabelecer uma relação de pertencimento da população com os serviços ofertados. Agradeço, profundamente, o apoio, respeito e confiança de todas e todos os funcionários da Secretaria de Saúde, e, passo, a partir de agora, de maneira corajosa e animada a cumprir outro papel de agente transformador nessa jornada de vida que só faz sentido se seguir com sonhos desejados por muitos", ressaltou. 

A assistente social sanitarista, com especialização em Planejamento e Gestão e mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está no cargo de secretária executiva de Coordenação Geral da SES desde abril de 2014. No entanto, sua ligação com o órgão estadual começou quando foi estagiária da Diretoria de Planejamento. Depois atuou como técnica na Gerência de Tuberculose, recebendo, logo em seguida, o convite para assumir a Superintendência de Planejamento e Gestão, cargo que ocupou no período de 2007 a 2008.

Ana Callou também comandou a pasta da Saúde dos municípios de Carpina (2009 - 2012) e Paudalho (2013 - 2014). Foi presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PE), de 2009 a 2014 e diretora adjunta de Articulação da Região Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) de janeiro de 2013 até maio de 2014, e coordenou as ações de saúde do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (Promata). 

Em sua gestão à frente da Coordenação Geral, Callou se destacou pela capacidade de diálogo, sua interlocução e apoio para o fortalecimento do controle social no SUS em Pernamabuco, bem como pelo apoio técnico e diálogo permanente com os municípios. Durante o período que atuou como secretária executiva também coordenou a implatação, na SES, dos núcleos de Telesaúde; de Economia da Saúde; de Apoio às Famílias de Crianças a Síndrome do Zika Vírus (SCZ/ Microcefalia); e do Comitê de Equidade e Educação Popular em Saúde.