O projeto da Cantata de Natal da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), idealizado pela coordenadora geral Magnilde Alves, teve início no passado com o objetivo de reunir a família IMIP e aproximar funcionários, colaboradores, pacientes e a população assistida pela Unidade.

A ideia deu tão certo que a fórmula foi repetida agora em 2016. Ainda mais trabalhada e especial, a II Cantata de Natal aconteceu na noite desta quinta-feira (15.12), repetindo o sucesso do ano anterior e envolvendo ainda mais pessoas em torno do espírito de fé, fraternidade e união.

Para que tudo saísse perfeito, os ensaios tiverem início em setembro, é o que conta a maestrina e voluntária, Valquíria Freitas. “Começamos com antecedência para realizar um espetáculo ainda mais bonito e o resultado foi o melhor possível”, explica.

O sucesso do evento, como destacado pela professora de música, ficou por conta do empenho durante o tempo de ensaio que resultou na linda apresentação do coral “Os Rouxinóis de Petrolina e as Crianças do PETRAPE”, um grupo formado por 17 crianças de 5 a 13 anos – filhos e parentes de funcionários e crianças assistidas pela Instituição.

O ano II contou também com uma apresentação teatral. “Os anjos passaram uma mensagem de fé, amor e caridade e o coral entoou músicas natalinas de domínio público. Sem dúvida, foi um momento muito especial para todos nós. As crianças encantaram e nós conseguimos envolver e aproximar ainda mais a família IMIP”, avalia Magnilde.

A felicidade das crianças após a apresentação foi nítida. A alegria tomou conta da plateia e até mesmo dos mais tímidos, como a Roberta da Silva de 10 anos. “Estou muito feliz”, disse de forma simples e clara. A mamãe coruja, Aparecida da Silva, que é funcionária da Unidade, deixou transparecer todo seu orgulho pelo talento da filha.

“Foi tudo lindo e estão todos de parabéns”, ressaltou. O mesmo sentimento foi compartilhado pelas crianças do PETRAPE que formam o coral. Em nome dos colegas, o Antônio José da Silva de 13 anos, revelou que “a noite foi de emoção”.

Ao final da apresentação, as crianças do coral receberam um CD com as músicas do repertório gravadas por elas e muitos presentes. “Essa foi a forma que encontramos de retribuir todo o amor que elas nos passaram”, destaca a madrinha do projeto. Como em todo aniversário, já que o evento celebrou antecipadamente o nascimento de Cristo, a festa encerrou com um bolo, parabéns e muitos abraços.

“Queremos manter o projeto e, inclusive, fazer mais apresentações. A próxima acontecerá no Cantinho do Aconchego – Casa do Idoso – no dia da entrega dos presentes do Natal Solidário aqui da UPAE”, adiantou Magnilde.