Com o objetivo de fortalecer as Políticas e os processos de trabalho nas áreas da Vigilância em Saúde e da Saúde, acontece no período de 16 a 18 de maio, na Faculdade Maurício de Nassau e no Centro Universitário ASCES-UNITA, em Caruaru, a 3° Etapa Macrorregional do Agreste, da 1ª Conferência Estadual em Vigilância em Saúde (1ª CEVS) e a 2ª Conferência Estadual em Saúde das Mulheres (2ª CESMu).

A organização do evento é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE).  Na solenidade de abertura estiveram presentes a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a secretária de Saúde do município, Ana Albuquerque, e demais profissionais das gerências de Atenção Básica e Atenção Especializada de Caruaru.

A 3ª Etapa Macrorregional do Agreste reuni representantes dos segmentos dos Usuários, Trabalhadores e Gestores/Prestadores que atuam no SUS, e desenvolve por meio de  grupos de trabalhos e eixos temáticos  a elaboração coletiva de propostas referentes as temáticas das conferências. Além disso, serão eleitos delegados/as para a Etapa Estadual e a Etapa da Nacional da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu) e a 1ª Conferência Nacional em Vigilância em Saúde (1ª CNVS).

Com base na temática Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade, estão sendo desenvolvidos trabalhos em grupo por meio de eixos sobre o papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde; o acesso e integração das práticas, dos processos de trabalho e dos saberes e tecnologias das Vigilâncias em Saúde; a implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças não transmissíveis e agravo; e a participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.

Para a Saúde das Mulheres, a 3ª Etapa da 2ª CESMu, trará como debates e discussões o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;  a vulnerabilidades, violência e equidade na vida e na saúde das mulheres; e as políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Já foram realizadas nos municípios de Petrolina e Serra Talhada a 1ª e 2ª Etapa Macrorregional da 2ª CESMu. O próximo evento macrorregional será realizado Região Metropolitana do Recife, de 05 a 07 de Junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda.