A secretária executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Cláudia Callou, presidiu, nesta quarta-feira (08/02), a 1ª Reunião Ordinária de 2017 do Conselho Estadual de Saúde (CES) – órgão de caráter permanente, paritário e deliberativo, que tem como função controlar e fiscalizar a execução da Política Estadual de Saúde. O encontro reuniu secretários executivos da SES, os conselheiros estaduais de Saúde, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores/prestadores do SUS, além da sociedade civil.

 

No encontro, Ana Cláudia Callou reafirmou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da participação Social no Sistema Único de Saúde (SUS). “O bom diálogo e a parceria com o Conselho Estadual de Saúde é fundamental para o fortalecimento do próprio sistema público Saúde. Esse é um espaço propício para troca de ideia e para a discussão saudável sobre o SUS”, ressalta.   

 

Pela manhã, a primeira reunião ordinária do Conselho Estadual do ano de 2017 discutiu a Política Estadual de Saúde Bucal, com apresentação do coordenador de Saúde Bucal da SES, Paulo César Oliveira. “O nosso objetivo é fortalecer o modelo de redes regionais de atenção à saúde, centradas no cuidado - lembrando que cuidar não é puramente ou atenção, é uma construção com o usuário e o trabalhador - a partir da implantação de ações e serviços de Saúde Bucal que consolidem os princípios do SUS no nosso Estado”, lembrou.

 

Durante o período da tarde, o encontro irá debater a realização da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e da 2ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher, que serão realizadas neste ano. Além disso, haverá a instauração e composição da Comissão Eleitoral para a renovação do Colegiado do Conselho Estadual de Saúde para o biênio 2017-2019.