Em comemoração aos 30 anos do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), a ex-presidente da entidade e atual secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Callou, que comandou o Cosems-PE entre março de 2010 e maio de 2014, período em que foi secretária de Saúde dos municípios de Carpina e Paudalho,  será homenageada na Abertura Solene do 66° Encontro da entidade, que será realizada na próxima quinta-feira (05/10), às 18h, no auditório do Senac, em Caruaru, no Agreste do Estado. A edição do encontro desse ano tem como tema "Cosems Pernambuco, 30 anos em defesa do SUS". Além de Ana Callou, outro ex-presidente e atual diretor de Planejamento da SES, Humberto Antunes, também será homenageado no evento.

"É gratificante ser homenageada pelo Cosems, entidade que participei ocupando os cargos de secretária executiva, vice-presidente e presidente, além de vice-presidente da Região Nordeste. O Conselho tem uma história de compromisso e inovação da política de Saúde que se confunde com a própria discussão e conformação do SUS” ressalta Ana Callou.

O 66° encontro do Cosems-PE será realizado de 4 a 6 de outubro, reunindo secretários de saúde e gestores do setor de todo o Estado. O encontro vai debater as pautas nacionais da Saúde, como o novo modelo de financiamento e gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política de Atenção Básica, Sistemas de Informações, contratos e a repercussão da crise política e econômica no SUS. Além disso, os gestores municipais irão apresentar experiências exitosas na área de Saúde, que serão avaliadas por uma comissão, que tem entre os membros a Gestora da II Gerência de Saúde, Fabianni Meneses.

Na sexta-feira, das 14h às 17h, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, participa de palestra sobre as Novas Diretrizes da Regionalização do SUS. Logo após a fala do secretário, haverá o encerramento do encontro com entrega de certificação das Experiencias Exitosas selecionadas e a  leitura da Carta de Caruaru.