O Dia do Ouvidor é comemorado oficialmente nesta sexta-feira, 16 de março. Para celebrar a data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão pernambucano, aproveitaram para reforçar o papel da ouvidoria nos serviços de saúde, que funcionam como instrumento de gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e canal legítimo de comunicação entre os cidadãos usuários do serviço público e equipe gestora.

As ouvidorias da saúde são um direito constitucional e visam estimular a participação popular, reconhecendo direitos e coletando a opinião dos pacientes a respeito das ações e serviços ofertados. Ou nas palavras da ouvidora da UPAE, Síngryd Lima: “É através da ouvidoria que o cidadão ganha voz ativa, seja através das suas críticas, denúncias ou sugestões, que por sua vez contribuem para o aprimoramento dos serviços”.

As ouvidorias da UPAE e do HDM estão presentes nas unidades de saúde realizando diariamente questionários qualitativos, aferindo a satisfação dos usuários com relação a itens básicos, como limpeza, atendimento e acolhimento; atendendo à demanda espontânea presencial, via telefone, ou caixa de sugestões; tratando e dando a devolutiva de queixas; e alimentando relatórios que traçam um panorama da instituição perante o seu público.

“As nossas ouvidorias são extremamente atuantes e resolutivas. 100% das demandas que chegam são encaminhadas e respondidas e esse canal nos fornece o índice de satisfação do nosso usuário, que no caso da UPAE gira em torno de 80% entre bom e excelente. É um canal direto de interlocução entre a população e a gestão, que de fato funciona. Temos orgulho e muita satisfação de contar com esse serviço”, ressalta a coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar, parabenizando a todos os ouvidores pelo seu dia. 

Maragareth Stelitano, ouvidora do HDM, por fim ressalta: “Somos parceiros e mediadores da população e atuamos como agentes de mudança. Não julgamos ação ou pessoa, mas sim negociamos soluções que impactem positivamente para os usuários e a instituição”. Para facilitar esse acesso, os dois serviços de saúde disponibilizam os horários de funcionamento e telefones das suas ouvidorias. 

Ouvidoria UPAE
Funcionamento: De segunda a quinta, das 7h às 17h, e na sexta-feira, das 7h às 16h
Contato: (87) 3866-9615.


Ouvidoria HDM
Funcionamento: De segunda a quinta, das 7h às 17h, e na sexta-feira, das 7 às 16h
Contato: (87) 3202-7037