Enfermeiros de Unidades de Saúde da Família dos 20 municípios que compõem a I Gerência Regional de Saúde (Geres) participaram, na manhã desta quinta-feira (30/07), de uma capacitação em prevenção ao câncer ginecológico. Ao todo, 130 profissionais compareceram ao curso, que foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi.

Ministrado pela gerente da I Regional de Saúde, Ângela Lessa de Andrade, a capacitação segue até agosto, com mais quatro turmas, e busca empoderar os profissionais para realizar as consultas ginecológicas, ampliando os trabalhos de prevenção ao câncer ginecológico.

“Fizemos um diagnóstico inicial e avaliamos que precisamos qualificar a captação das mulheres para realização dos exames de prevenção. Assim, esperamos que essa qualificação amplie a capacitação e a execução dos exames. Com isso, esperamos melhorar o indicador do pacto pela saúde que é uma das prioridades da gestão”, comentou Ângela.

Os cânceres ginecológicos atingem a mama, o útero, o ovário, o colo, a vagina e a vulva. “Apesar deter prevenção, o câncer de colo de útero é a segunda causa de morte de mulher por câncer. Além disso, detectando o câncer de mama com antecedência é essencial para a qualidade do tratamento. Assim, esperamos que essa capacitação ajude a diminuir a mortalidade por essas doenças”, completou.

Conteúdo Relacionado