Servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participam nesta terça-feira (25/08) da aula inaugural do curso de especialização em Economia da Saúde, certificado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vinte profissionais, selecionados por meio de processo seletivo, iniciarão o curso com duração de 360 hora/aula. A oferta é um convênio firmado entre a SES e o Ministério da Saúde, junto à UFPE, única instituição em Pernambuco que possui o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES). A aula tem início às 10h30, com o tema Economia da Saúde: Convergências e Divergências para a efetivação da Saúde como Direito, com a Prof.Drª. Adriana Falângola Benjamin, no auditório do do prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da UFPE.

"Os gestores do SUS vêm se empenhando continuamente em planejar, monitorar e avaliar as ações e serviços de saúde. Tais esforços têm contribuído para os importantes avanços registrados pelo SUS nestes 20 anos de sua criação. É importante reconhecer, contudo, que os desafios atuais e o estágio alcançado exigem um novo posicionamento do planejamento, capaz de favorecer a aplicação de toda a sua potencialidade, corroborando de forma plena e efetiva para a sua consolidação", comentou a diretora geral de Informações Estratégicas da SES, Inês Costa.

Segundo ela, o curso de especialização irá ampliar o conhecimento para a melhoria da gestão em saúde em Pernambuco, constituindo-se numa importante ferramenta para contribuir com a otimização do uso dos recursos, auxiliando no controle e na tomada de decisão. "O objetivo é associar o conhecimento científico com a formulação de estratégias de intervenção, de forma a alterar a situação de saúde e reduzir desigualdades no país", completou. As disciplinas do curso estão voltadas para atender as linhas de (I) Financiamento: Fonte de recursos, organização macro e microeconomia e regulação; (II) Avaliação: Avaliação de tecnologias em saúde (produtos, processos, práticas e serviços), avaliação de políticas públicas e custo de valia; e (III) Território: Gestão, inovação em saúde, desenvolvimento e saúde.

Conteúdo Relacionado