O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 3250 de 29 de Novembro de 2016, estabeleceu recursos do Bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Estado de Pernambuco e Municípios. Com base nesta resolução, foi possível a inserção de leitos de enfermaria clínica de retaguarda no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), os chamados leitos de retaguarda, com maiores recursos para os hospitais municipais. Isso significa que esses leitos deixam de ser bancados pelos municípios e passam a receber verba do Governo Federal para o custeio

Ao todo, 207 leitos foram criados ou habilitados nos municípios das IV e V Gerências Regionais de Saúde (Geres), sediadas em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. Todos receberão o custeio do Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio das Geres e da Gerência de Urgência e Emergência, trabalhou intensamente para atrair esses recursos.. "Estamos encerrando o ano habilitando leitos de retaguarda em diversos municípios da nossa região, com mais recursos e condições de trabalho, o que possibilita que pacientes possam ser atendidos no hospital da sua cidade, evitando deslocamentos para outros hospitais e municípios, facilitando a vida destes e seus familiares", afirmou a gerente da V Geres, Catarina Tenório.