Utilizada com o objetivo de integrar as políticas de saúde, a Telessaúde tem sido um importante instrumento na ampliação da resolutividade da Atenção Primária em todo país. Implantado em 2015, o Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco da Secretaria Estadual de Saúde (NET-SES/PE) será oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (17/12), no auditório da SES, no Bongi. O encontro, das 9h às 12h30, marcará também a integração do Núcleo como membro da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) que apoia o desenvolvimento de projetos em telemedicina. Com a aprovação do Núcleo Estadual, a SES passa a ser a primeira secretaria estadual de Saúde presente na Rute, formada por diversas instituições de ensino e pesquisa ligados à área.

Segundo a diretora do Núcleo de Telessaúde da SES, Dulcineide Oliveira, a incorporação à Rute trará diversos benefícios para a assistência, gestão e educação. "Com o apoio da Rute, poderemos levar os serviços ofertados pelo Núcleo de Telessaúde para as unidades básicas de saúde, por meio de ferramentas como a webconferência, que permite uma maior capilaridade. Profissionais da atenção primária poderão discutir em tempo real, por exemplo, casos clínicos com especialistas no assunto, qualificando, assim, o atendimento, além de reduzir encaminhamentos desnecessários para hospitais de grande porte", explica Dulcineide.

Além da aprovação na Rute, o Núcleo Estadual de Telessaúde, em parceria com o Núcleo de Economia da Saúde de Pernambuco (NES-PE), coordenará um grupo internacional de interesse especial (SIG) sobre economia da saúde, área que fomenta o uso racional dos investimentos a partir de uma cultura de informações de custos em saúde para a tomada de decisões eficazes.

Estarão presentes no evento, aberto aos profissionais que atuam direta ou indiretamente na assistência e gestão da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), vários especialistas no assunto, que apresentarão seus projetos e experiências na área da Telessaúde.

O NÚCLEO – Com presença forte nas ações da SES, o Núcleo Estadual de Telessaúde realizou mais de 780 sessões de videoconferência nos últimos três anos. Foram mais de 36 mil profissionais beneficiados com os serviços. Atualmente, cerca de 70% das reuniões técnicas e administrativas da saúde em Pernambuco são realizadas em tempo real, por meio de videoconferência, reduzindo significativamente os gastos da pasta estadual com o deslocamento das equipes. Diariamente, são realizadas, reuniões para atender as demandas das diversas áreas técnicas da secretaria entre ações de Telegestão e Teleducação.

Atualmente, a rede do Núcleo de Telessaúde é composta por 22 pontos de videoconferência, espalhados pelas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), hospitais de ensino, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE), além de três pontos na sede da SES. O serviço atende diretamente a mais de 30 mil profissionais e contribui para a assistência à saúde de mais de 8 milhões de pernambucanos.

A RUTE – Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) está presente em Universidades, hospitais universitários (HUs) e instituições de ensino em todo o país. Com a inauguração do ponto na SES, o número de unidades da rede sobe para 136. A Rute abrange mais de 50 grupos de interesse especial (SIGs) em várias especialidades e subespecialidades da saúde em com 600 sessões anuais de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas no Intercâmbio de Conteúdo Digital – Rute (ICD-Rute).

A ampliação da estratégia de Telessaúde em Pernambuco possibilitará o fortalecimento da tríade ensino-serviço-assistência nos diversos níveis de atenção à saúde no SUS, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).