Um dos principais municípios do Sertão do Arararipe, região do Estado que ocupa o primeiro lugar no número de óbitos por acidentes de transporte terrestre, a cidade de Ouricuri está recebendo uma série de atividades que buscam conscientizar a população para tentar reverter esse ranking negativo. Batizada de Ouricuri pela vida no trânsito, a ação tem apoio da Secretaria Estadual de Saúde e vai durar até o dia 30 deste mês.

As ações tiveram início na última semana com palestras de conscientização e um minicurso de pilotagem defensiva, com duração de dois dias, iniciando na segunda-feira (17/11), voltado aos mototaxistas da cidade. Na última terça-feira (18/11), a equipe da Operação Lei Seca deu início a realização de blitz de fiscalização do índice de alcoolemia. “Além de fiscalizar, nossa intenção é chamar a atenção dos condutores para a necessidade de reduzirmos o número de acidentes e vítimas”, explica o coordenador operacional da Lei Seca, major Luciano Nunes.

Acidentes - Localizada no Sertão do Araripe, a 630 km do Recife, Ouricuri registrou no segundo trimestre deste ano uma taxa de acidentes por transportes terrestres de 68,3 para cada 10 mil habitantes. No primeiro trimestre, esse índice chegou a 60,7.

Audiência pública

Ainda na última terça-feira (18/11), durante audiência pública na sede da IX Gerência Regional de Saúde (Geres), em Ouricuri, a coordenadora de Vigilância de Acidentes e Violência da Secretaria Estadual de Saúde, Sandra Luiza Souza, expôs os dados de acidentes de transportes terrestre no Estado e na Região e convocou os presentes a somar esforços para reverter o quadro atual.

De acordo com Danyella Paiva, gerente da IX Geres, as ações educativas terão seguimento nesta sexta-feira (21/11), quando os alunos das redes estadual e municipal de ensino apresentarão as ações de educação no trânsito desenvolvidas no período. "É preciso multiplicar esforços e investir na educação para diminuir os acidentes. Só dessa forma reduziremos os dados negativos", reforça Danyella.

Conteúdo Relacionado