Nos 10 anos que faz parte da Rede de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde, a Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu milhares de demandas, envolvendo elogios, pedidos de informações, reclamações e sugestões. Para comemorar a década de atuação foi realizado, nesta quinta-feira (22.03), o I Encontro Amigos da Ouvidoria, no auditório da SES. O evento é uma homenagem aos parceiros, com o objetivo também de promover a conscientização e sensibilizar todos os gestores e trabalhadores a respeito da importância de um retorno ágil ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro, como forma de reconhecimento as áreas técnicas, foram concedidas premiações aos que se destacaram no quesito “demandas respondidas no prazo” no ano de 2017. O ranking segue as seguintes categorias: departamentos da SES/PE, Ouvidorias dos Hospitais Estaduais, Gerências Regionais de Saúde, UPAS, UPAEs e unidades hospitalares que são administrados por Organizações Sociais (OSs), que concorrerão entre si. Na ocasião, também foram homenageados apoiadores e interlocutores, que se destacaram e buscaram atender as demandas com maior eficácia e qualidade na resposta.

 

“A Ouvidoria trabalha com usuários do SUS, indivíduos que procuram nosso canal de atendimento, em sua maioria, por estarem em uma situação de risco e decisiva, por isso é de suma importância estabelecer uma relação com os parceiros, trabalhar para influenciar positivamente na vida do demandante e conseguir alcançar o verdadeiro propósito desse serviço, o de ouvir, compreender/acolher e resolver, criando de forma proativa maneiras de melhor fazer e de melhor agir, para diminuir dores e insatisfações dos nossos usuários”, afirmou o superintendente de Ouvidoria de Saúde da SES, Jadiael Souza.