O município de Petrolina está recebendo, nesta terça e quarta-feira (25 e 26/04), a 1° Etapa Macrorregional do Vale do São Francisco, da 1ª Conferência Estadual em Vigilância em Saúde (1ª CEVS). Além disso, o município também está recebendo, até esta quinta-feira (27/04), a 2ª Conferência Estadual em Saúde das Mulheres (2ª CESMu). Ambos os eventos, promovidos em parceria pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Secretaria Executiva de Coordenação Geral, estão sendo realizados em quatro etapas macrorregionais, que englobam os municípios do Vale do São Francisco, Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife. Durante os encontros, serão eleitas/os delegadas/os para a etapa da Nacional da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e a 1ª Conferência Nacional em Vigilância em Saúde.

A 1° Etapa Macrorregional  da 1ª CEV contou com a participação de membros da Secretaria de Saúde de Petrolina, do Conselho Municipal Saúde de Petrolina, da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), além de representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores/ prestadores, que atuam no âmbito do SUS.

Com base na temática: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, estão sendo desenvolvidos trabalhos em grupo por meio de eixos sobre o papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde; o acesso e integração das práticas, dos processos de trabalho e dos saberes e tecnologias das Vigilâncias em Saúde; a implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças não transmissíveis e agravo; e a participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.

Já a 1° Etapa Macrorregional  da 2ª CESMu, que foi aberto na tarde desta quarta-feira (26/04), trará como debates e discussões o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;  a vulnerabilidades, violência e equidade na vida e na saúde das mulheres; e as políticas públicas para as mulheres e a participação social.