Secretarias executivas de Coordenação Geral e Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, por meio da Escola de Governo em Saúde Pública (ESPPE), realizaram nesta terça-feira (11.12) o Seminário de Governança e Regionalização no Sistema Único de Saúde em Pernambuco: contexto e perspectivas.

Durante a mesa de abertura os secretários-executivos Humberto Antunes e Ricarda Samara falaram dos investimentos do Governo do Estado buscando a interiorização do SUS e o fortalecimento das redes de saúde estaduais de forma regionalizada, por meio das Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Para Humberto Antunes, Pernambuco se destaca no avanço da garantia de acesso da população aos serviços de saúde. “Em termos de governança, nosso Estado já desenvolvia debates sobre modelos de inclusão e gestão das políticas de saúde antes mesmo da criação do SUS”, afirmou.

A secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, salientou o trabalho desenvolvido pela ESPPE na capacitação dos profissionais de saúde ao longo dos últimos quatro anos. “Realizamos a gestão de pessoas para as pessoas e nesses últimos anos temos a satisfação de informar que foram 24 mil profissionais capacitados”, disse.

Também na programação do Seminário, debate sobre a Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e a construção de agenda estratégica 2019-2022.