Com pouco mais de dois anos da mudança do padrão da microcefalia, o Estado de Pernambuco, a rede de atenção e os profissionais de saúde continuam atuando para reforçar e qualificar a rede de atendimento às crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ/microcefalia). Diante desse cenário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (Crefito-1) e outros conselhos de saúde promovem o curso “Qualificação da Atenção à Saúde Infantil: fortalecendo o cuidado à criança com deficiência em tempos de Zika Vírus”.

O evento será realizado entre a quinta (22.03) e o sábado (24.03), na Faculdade ASCES, em Caruaru (PE). A primeira formação acontecerá para os profissionais da 4ª Regional de Saúde (Geres). Em seguida, o projeto segue até dezembro de 2018 por meio de novos encontros nas outras três Macrorregionais de saúde de Estado. O evento terá, no máximo, 30 participantes, que serão divididos em cinco salas para replicação das oficinas.

A iniciativa conta com a coordenação do Crefito-1, dos Conselhos de Psicologia e de Fonoaudiologia, juntamente com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE); do Núcleo de Apoio às Famílias das Crianças com a Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia e outras áreas técnicas da SES. O objetivo é oferecer, com continuidade, capacitação multidisciplinar a profissionais de todas as categorias, vinculados à Estratégia Saúde Familiar, ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família e à Rede Especializada do Estado.

QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS – Com o intuito de qualificar e padronizar o atendimento em todos os serviços estaduais de saúde que atendem as crianças com microcefalia, todas as equipes multidisciplinares dos serviços de referência para as crianças com SCZ/microcefalia receberam capacitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para prestar esse tipo de assistência. Entre 2016 e 2017, mais de 2,4 mil profissionais de saúde de diversas especialidades e de diversos serviços, como das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), participaram de capacitações que abordaram temas como os atendimentos de urgência e emergência, reabilitação e o cuidado na puericultura. Entre as atividades, aulas teóricas e presenciais na AACD, unidade de referência de reconhecida expertise em reabilitação.

REDE DE SAÚDE - Pernambuco se destaca no cenário do país pela organização da rede de atenção e acompanhamento das gestantes e crianças com síndrome congênita do zika (SCZ)/microcefalia, ofertando toda a linha de cuidado. Em 2015, o Estado possuía duas instituições que atendiam as crianças com síndrome congênita do zika/microcefalia – o Imip e a AACD. Atualmente, 32 unidades ligadas à rede estadual de saúde, espalhadas por todo o Estado, já prestam algum tipo de atendimento relacionado à microcefalia. Com isso, todas as 12 Regionais de Saúde (Geres) do Estado contam com no mínimo, 1 serviço estadual de referência para reabilitação, totalizando mais de 1,7 mil consultas mensais ofertadas.

Além disso, o Governo de Pernambuco também vem dialogando com o Governo Federal e com os municípios para ampliar essa rede e levar a reabilitação para mais perto da residência das famílias. Dessa forma, três novos centros foram habilitados recentemente pelo Ministério da Saúde para prestar atendimento à população em reabilitação física e intelectual nos municípios de Limoeiro, Ipojuca e no Recife. Os serviços foram o Núcleo de Reabilitação Física de Limoeiro (Limoeiro); Centro de Reabilitação Eduardo José Costa (Ipojuca) e a Policlínica Lessa de Andrade (Recife). Todos já estão fazendo o atendimento.

Serviço:

Evento: Qualificação da Atenção à Saúde Infantil: fortalecendo o cuidado à criança com deficiência em tempos de Zika Vírus
Data e hora: 22 e 23 de março (das 8h às 17h) e no dia 24 de março (das 8h às 12h)