Tendo como mote a Semana Nacional do Trânsito, instituída por lei para ser comemorada entre 18 e 25 de setembro, a II Gerência Regional de Saúde, com sede em Limoeiro, vem promovendo uma série de ações com representantes dos 20 municípios de sua abrangência. No primeiro deles, no dia 9, foi realizada uma reunião com o objetivo de sensibilizar os participantes para o tema “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”, que foi definido para 2014, pelo Conselho Nacional de Trânsito.

O tema da Semana deste ano foi escolhido pelo CONTRAN em sintonia com as metas estabelecidas para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de, até 2020, reduzir em 50% o índice mundial de acidentes de trânsito.

Além disso, também foi realizada, no último domingo (22/09), das 7h às 8h30, uma ação educativa no trânsito, quando foram abordados em média 150 veículos (entre motocicletas, carros de passeio, coletivos e ciclistas) e também muitos pedestres. As ações serão reproduzidas novamente no próximo dia 26, finalizando a Semana Nacional do Trânsito.

Durante a atividade, foram presenciadas diversas irregularidades, tais como ausência de cinto de segurança; motociclistas sem capacete e/ou sem trava de segurança; utilizando calçados inadequados; crianças transportadas no banco da frente e/ou sem a cadeira de segurança adequada para idade, entre outras.

De acordo com o sistema de informação USIAT – Unidade Sentinela de Informação sobre Acidentes de Transporte, do Hospital Regional de Limoeiro José Fernandes Salsa, de janeiro a agosto de 2014 ocorreram 667 acidentes de trânsito, dos quais 74,7% envolveram indivíduos do sexo masculino.

A faixa etária mais acometida foi entre 20 e 39 anos. Sendo a maior freqüência nos finais de semana (sábado e domingo) totalizando 37,8% dos acidentes de transito nesse período. A maior parte dos acidentes (66,1%) ocorreu com motociclistas.