Idealizado com o objetivo de integrar as ações de educação, assistência e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a qualificar as redes de atenção à saúde no Estado, o Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES) segue ampliando sua área de abrangência. Com a inauguração do ponto localizado na sede do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PE), no prédio da antiga FUSAM, na Boa Vista, já chega a 23 o número de pontos de videoconferência em Pernambuco.

A rede de Telessaúde atende às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), a sede da SES (com três pontos), no Bongi, os seis grandes hospitais da rede, a Escola de Saúde  Pública e agora o Cosems. "Isso possibilita comunicação simultânea em tempo real com todas as Regionais e facilita bastante a realização de cursos ou capacitações. É uma ferramente extremamente útil", diz a diretora geral de Ciência e Tecnologia da SES, Dulcineide Oliveira.

Desde a implantação do programa, em agosto de 2015, já foram realizadas mais de 135 transmissões de videoconferência, atingindo um público estimado de cerca de nove mil pessoas. Atualmente, a rede vem sendo utilizada para tele-educação (cursos, palestras etc) ou para ações de telegestão (gerenciamento). Mas no futuro pode ser usada também para a teleassistência, possibilitando uma maior resolutividade na Atenção Básica de Saúde.

Para agendar uma videoconferência é necessário acionar a equipe do Telessaúde pelo fone 3184.0239 ou pelo endereço eletrônico telessaude.rvs@gmail.com.