Secretários de Saúde, gestores municipais e representantes dos serviços de saúde que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Petrolina, participaram na última terça-feira (07.02), da cerimônia de acolhimento dos novos gestores da VIII Geres, que foi realizada no auditório da Igeprev. A mesa de abertura da solenidade contou com a presença da secretária executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Claudia Callou; da gerente da VIII Geres, Aline Jerônimo; do prefeito de Petrolina Miguel Coelho; e da secretária de saúde do município, Magnilde Alves.

Dos sete municípios que compõem a Regional, seis possuem novos gestores. Todos foram apresentados ao organograma da Geres, assim como aos indicadores de saúde. A rede de saúde da região, que hoje conta com o Hospital Universitário, o Hospital Dom Malan, a Unidade de Pronto Atendimento e a Unidade Pernambucana de Atenção Especializadas também foram temas da apresentação. “Foi um momento de empoderamento dos novos gestores, no qual aproveitamos para discutir questões ligadas aos compromissos, atribuições e competência de cada um deles”, explicou a gerente da VIII Geres, Aline Jerônimo.

O encontro ainda foi uma oportunidade para discutir uma série de questões relacionadas aos desafios do Sistema Único de Saúde, como o planejamento das ações no território e o financiamento. “O Brasil passa por uma nova condição política e econômica, assim, todos os gestores precisam estar comprometidos com as responsabilidades financeiras. Sem contar com uma gestão transparente”, finalizou Aline.