Aconteceu na última quinta-feira (6.12), em Petrolina, o I Fórum de Vivências em Saúde Mental, promovido pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Profissionais de saúde dos 7 municípios de atuação da VIII Geres e outros atores da Rede PE/BA participaram do evento, realizado no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC). O evento teve como objetivo abrir espaço para discussão sobre o enfrentamento dos desafios do trabalho na Atenção Psicossocial no cenário atual. Nesse espaço, foi possível compartilhar estratégias que tiveram impacto na qualidade da assistência em saúde mental dos municípios que fazem parte da Regional.

Pela manhã, foi realizada a mesa de abertura “Como trabalhar na atenção psicossocial frente aos desafios da Reforma Psiquiátrica”, com a participação do gerente de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (Gasam/SES), João Marcelo Ferreira; a representante da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Barbara Cabral; e a usuária do serviço Caps II de Petrolina Audânia Araújo, além de membro do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans).

No horário da tarde, houve o compartilhamento de vivências na perspectiva antimanicomial dos profissionais que trabalham na Rede de Atenção Psicossocial da VIII Regional. As apresentações foram organizadas em eixos: atenção à crise, matriciamento de saúde mental na atenção primária, oficinas terapêuticas e álcool e outras drogas. Esse evento foi pensado a partir da necessidade de colocar as vivências em movimento, destacando o que de positivo é colhido em meio aos desafios do cotidiano nos serviços e considerando a diversidade de práticas realizadas nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial.