Todos por Pernambuco – Um trânsito mais seguro. Este é o tema do II Fórum Regional de Trânsito, realizado nesta terça-feira (05/05), na Escola Técnica Estadual, em Goiana. Promovido pela XII Gerência Regional de Saúde (Geres), o evento tem como foco as ações educativas que ajudem a reduzir os acidentes, a integralização do trânsito nos municípios da Regional e, ainda, a regulamentação dos ciclomotores – as chamadas cinquentinhas. "É uma satisfação participar de um debate como este e ainda comemorar uma data tão especial, que é o aniversário de emancipação da cidade de Goiana. Sabemos que quem está participando ativamente do fórum são pessoas envolvidas com a redução dos acidentes de transporte terrestre", comentou a diretora geral de Gestão Regional, Ricarda Samara.  

“Nós temos consciência que este é um trabalho de médio e longo prazos. Mas é preciso investir na educação da população para colhermos os resultados”, pondera Daniele Uchôa, gerente da Regional. Nesse aspecto, a XII Geres tem feito um trabalho de vanguarda, inclusive no que diz respeito à integralização do trânsito dos municípios.

“A gente já vem fazendo essa discussão com os municípios que fazem parte da Geres. Dos seis com mais de 20 mil habitantes, que são obrigados por lei, dois já são integralizados (Goiana e Timbaúba). E outro (Itambé) está em fase final”, diz. Faltam ainda entrar no processo Condado, Macaparana e Aliança.

O Fórum marcou, este ano, a abertura das ações da campanha Maio Amarelo, do Governo do Estado, na Mata Norte pernambucana. “No ano passado, quando realizamos a primeira edição, o nosso Fórum foi a atividade de encerramento, em Goiana”, explica Daniele Uchôa.

Participaram além das entidades parceiras - Operação Lei Seca, Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto e o DETRAN – representantes dos municípios, das promotorias de Justiça, da Polícia Militar e da sociedade como um todo. 

Conteúdo Relacionado