Começa a funcionar nesta quarta-feira (11/11) o centro de testagem da Covid-19 na área externa do Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, na zona sul do Recife. O serviço funcionará no sistema de drive-trhu, com atendimento de domingo a domingo a partir das 8h até a capacidade de 500 exames. O acolhimento ao público será de forma espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. A iniciativa é uma parceria do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com a Prefeitura do Recife, que cedeu o ginásio para a montagem do centro.

"Por determinação do Governador Paulo Câmara, estamos trabalhando constantemente para ampliar a testagem e a capacidade de análise dos exames aqui em Pernambuco. Com a modernização do parque tecnológico do Lacen e o reforço no quadro de recursos humanos do laboratório, conseguimos garantir o teste da Covid-19 para todas as pessoas sintomáticas, independente se o caso é leve ou grave, e seus contatos, independente de sintomas, além de pacientes em pré-operatório e mulheres nas últimas semanas da gestação, por exemplo. Para receber essa demanda, mudamos o formato de acolhimento do centro de testagem do Centro de Convenções, que dobrou a quantidade de atendimentos em relação à expectativa inicial, e abrimos um espaço voltado para os profissionais da Educação. O Geraldão chega para dar mais uma opção aos pernambucanos e para dividir o público com os outros locais em funcionamento. Lembrando, ainda, que cada município pernambucano conta com sua rede e que 146 cidades fazem a marcação on-line por meio do aplicativo Atende em Casa, que agenda local, hora e data para fazer o exame", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O Geraldão é o quinto centro de testagem colocado em funcionamento pelo Governo do Estado. O primeiro foi o do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda, que, inicialmente, atendia apenas profissionais da Saúde e Segurança com agendamento prévio. Com a ampliação do público prioritário, o acolhimento do espaço passou a ser no sistema de drive-thru e de forma espontânea, a partir das 8h até a capacidade de 400 exames, o dobro do projetado inicialmente. Desde a mudança, a equipe de testagem e de digitação foi qualificada e ampliada para absorver a demanda.

Também sem necessidade de agendamento há o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), aberto de segunda a sexta, das 7h até a capacidade de 300 acolhimentos. Já com agendamento prévio, há o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife; e para profissionais da educação, e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, o centro de testagem está montado na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife (segunda a sexta-feira, das 8h às 15h). Ambos fazem a marcação pelo Atende em Casa (aplicativo para smartphone com sistema android ou acesso pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br), que, após um questionário, faz a marcação do exame, com local, data e horário especificados. A tecnologia ainda faz o agendamento para serviços municipais de 146 cidades pernambucanas que aderiram a essa ferramenta.