O município de Salgadinho, no Agreste e que compõe a II Gerência Regional de Saúde (Geres), aderiu à marcação do exame da Covid-19 pelo Atende em Casa, que pode ser acessado pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou por aplicativo, disponível para smartphones com sistema Android. O agendamento é voltado para todos aqueles que possuem sintomas gripais e são munícipes de 145 cidades pernambucanas que utilizam a ferramenta - 144 agendadas pela SES e Recife pela própria equipe municipal. A lista completa das localidades assistidas está disponível no https://bit.ly/304QoKK).

A marcação dos exames pelo Atende em Casa começou em 22 de junho. Desde então, 4.149 pessoas tiveram acesso ao teste pela plataforma, sendo 2.443 que realizaram o RT-PCR e 1.706 o teste rápido. Importante lembrar que, desde 15 de julho, todas as pessoas com sintomas gripais em Pernambuco podem fazer o teste, dentro do esforço do Governo do Estado em ampliar a população beneficiada e para aumentar a capacidade de análise dos laboratórios credenciados.

TELEORIENTAÇÃO - O Atende em Casa vem funcionando desde o final de março. Inicialmente, a ferramenta funcionava com o serviço de teleassistência para a população com sintomas gripais. Atualmente, 178 municípios utilizam essa funcionalidade, o que corresponde a 96,22% das cidades do Estado, beneficiando 9,4 milhões de pernambucanos (98,59% da população total).

No momento, a I Geres (20 municípios), II (20), III (22), V (21), VI (13), VII (7), VIII (7), IX (11), X (12), XI (10) e XII (10) já são atendidas em sua totalidade pela tecnologia. A IV região de saúde já tem 25 dos 32 municípios cobertos pelo aplicativo. A lista completa está disponível no https://bit.ly/2DKYuzA . A ferramenta já conta com quase 109,8 mil usuários cadastrados em todas as regiões de saúde do Estado. Ao todo, após teleorientação, mais de 11,9 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência, e 20,1 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

No aplicativo web “Atende em Casa” o usuário, após o cadastro de informações mínimas, é direcionado para um questionário que permite a avaliação inicial do quadro de saúde a partir de perguntas sobre seus sintomas. Em seguida, uma classificação de risco é realizada pelo sistema, na qual o usuário recebe orientações necessárias para sua situação ou é encaminhado para uma teleorientação com um profissional de saúde. A teleorientação busca acolher o usuário em sua experiência de adoecimento, confirmar as condições e sintomas referidos no questionário e orientar sobre os cuidados necessários a cada classificação de risco (por exemplo, informar sobre os procedimentos do isolamento domiciliar ou como proceder o encaminhamento ao serviço de saúde mais adequado para a situação).

APOIO EMOCIONAL - O Atende em Casa ainda possui serviço de teleacolhimento para aqueles que possuem demandas de saúde mental provocadas pelo impacto da pandemia do novo coronavírus. Com isso, os usuários que se cadastram no aplicativo têm essa opção de receber apoio emocional de equipe de psicólogos capacitados para as demandas.

Até o momento, mais de 2,7 mil teleacolhimentos foram realizados. Cerca de 2 mil receberam orientações gerais e 349 foram encaminhados para a equipe de referência diária para a escuta psicoterápica e atendimento psiquiátrico. Outros 101  foram orientados a procurar a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do território, 150 encaminhados às unidades de saúde da família e 124 a realizarem Práticas Integrativas e Complementares.