A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realizou na última sexta-feira (03/06), a abertura da primeira turma do Curso Técnico em Hemoterapia para trabalhadores da V Gerência Regional de Saúde (Geres), que será realizado em parceria com a Fundação Hemope, o Hospital Regional Dom Moura e o Hemocentro Garanhuns.

Esse curso integra uma das áreas definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Formação para trabalhadores de nível médio da saúde – PROFAPS, instituído em 2009. Estiveram presentes na cerimônia os trabalhadores que participarão do curso, gestores e técnicos da GERES, dos municípios e da ESPPE.

A oferta desse curso para a V GERES representa a importância da qualificação técnica nesta região e destaca a valorização da interiorização do ensino, preconizado pela legislação do SUS, considerando as especificidades locorregionais e as necessidades de formação para constituição das Redes de Atenção à saúde.

A Diretora Geral da ESPPE, Célia Borges, destacou a relevância da abertura do curso como um compromisso em defesa ao Sistema Único de Saúde, além da relevância do valor social da formação para o SUS, uma vez que os usuários serão beneficiados na melhoria da qualidade dos serviços prestados.

“O que a ESPPE está ofertando aos trabalhadores não é apenas uma formação para fins de habilitação como Nível Técnico, mas uma formação para o SUS que contribuirá na prática do trabalho, proporcionando um impacto positivo por privilegiar aspectos técnicos e competências quanto à integralidade, a resolutividade e a relevância social”, reafirmou a diretora da ESPPE.

A gestora da Geres, Catarina Tenório, enfatizou a relevância do curso como uma forma de fortalecer a Rede Hemocentro Regional, reafirmando o apoio na execução do curso e também convocando os alunos no seu compromisso com esforços para que todos concluam a formação.

A cerimônia foi encerrada com a aula inaugural ministrada pela diretora-presidente da Fundação Hemope,  Yêda Maia de Albuquerque, com o tema A importância da formação técnica profissional em hemoterapia na perspectiva da implementação das diretrizes da Política Nacional do Sangue, Componentes e Hemoderivados. Ela destacou os primórdios da hemoterapia, sua evolução e o pioneirismo do Estado de Pernambuco na implantação do primeiro Hemocentro Público do Brasil, a Fundação Hemope.

Por toda tradição e pioneirismo que o estado de Pernambuco possui nas práticas de hemoterapia, essa formação e habilitação dos profissionais vêm proporcionar a qualificação no desenvolvimento das atividades no ciclo do sangue, atuando desde a captação de doadores até a transfusão de hemocomponentes e hemoderivados, garantindo a segurança transfusional em conformidade com a Política Nacional do Sangue e as legislações vigentes, além de reforçar o compromisso em defesa do SUS e na qualidade dos serviços com seus usuários.