A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em parceria com a Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária (GEQAP/SES), realizou, nesta terça-feira (21.11), o encerramento e a mostra de trabalhos do Curso de Atualização em Gestão da Atenção Primária em Saúde, que trouxe como tema “Gestando o Diálogo na Atenção Primária em Saúde: entre o reconhecer e o ressignificar a prática”. 
 
Estiveram presentes na mesa de abertura, a secretária executiva da Coordenação Geral da SES, Ana Callou; a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Ricarda Samara; a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Caroline; a diretora-geral da ESPPE, Célia Borges; a diretora-geral de Regionalização, Luciana Figueiroa; a superintendente de Atenção Primária, Francisca Santos; a representante do COSEMS, Tereza Teobaldo, e o representante do Conselho Estadual de Saúde, André Carvalho. A importância do trabalho do coordenador da Atenção Primária em Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde foi a tônica das falas durante o encontro, pautando a reorganização do processo de trabalho na sua dimensão política a partir das reflexões teórico-práticas a fim de promover um cuidado de qualidade aos usuários no contexto sócio-político em que estão inseridos e do qual são partícipes. 
 
A coordenadora de Educação Permanente da ESPPE, Domitila Andrade, e a gerente de Expansão e Qualificação da Atenção Primária/SES, Juliana Lopes, destacaram todo o esforço histórico e o processo para a realização do curso. Refletiram também o quanto a formação se aproximou da realidade prática do trabalho dos coordenadores e provocou uma nova forma de pensar e uma nova forma de fazer diante da necessidade de qualificação profissional e do fortalecimento do lugar deste profissional para o cuidado em saúde. O texto “O mito do Cuidado” foi compartilhado com o grupo para despertar uma reflexão acerca das construções de aprendizagem sobre o cuidado na Atenção Primária em Saúde. 
 
Como estratégia da gestão do diálogo, durante a mostra dos trabalhos, realizadas na parte da manhã e início da tarde, os discentes realizaram rodas de conversa com o propósito de repensar as atividades de conexão desenvolvidas ao longo do curso como forma de compartilhamento das experiências e dos seus desdobramentos para o processo de trabalho. A experiência foi considerada fundamental para o conhecimento e reconhecimento em rede regional de desafios e estratégias de atuação na Atenção Primária em Saúde. Na ocasião, docentes e discentes puderam expressar suas relações durante o processo formativo, momento de muita emoção e de reafirmar o fortalecimento do compromisso com o cuidado em saúde.