A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realizou, na última sexta-feira (04.05), a cerimônia de abertura de mais uma turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS), em Afogados da Ingazeira, dando início a formação de 39 trabalhadores de nível médio da área de vigilância em saúde dos municípios integrantes da X Gerência Regional de Saúde (Geres), além de servidores da própria Geres.

Esse curso tem por objetivo formar trabalhadores dos serviços de vigilância em saúde, na perspectiva da integralidade das ações dos serviços para a promoção, prevenção e recuperação da saúde individual e coletiva. Na ocasião, participaram da mesa de abertura a diretora-geral da ESPPE, Célia Borges; a gerente da X Regional de Saúde, Mary Delânia Souza; o secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Arthur Amorim, representando o Cosems; a conselheira de Saúde, Lucelena Cândido, representando o Conselho Estadual de Saúde; Ana Ramalho, Coordenadora regional de vigilância em saúde; e a coordenadora do curso na ESPPE, Alba Valéria.

Além da turma de Afogados da Ingazeira, mais quatro turmas do Curso Técnico em Vigilância estão em andamento, nas seguintes Regionais de Saúde: IX (Ouricuri), VII (Salgueiro), VIII (Petrolina) e VI (Arcoverde). Até o momento, a ESPPE já promoveu seis turmas do CTVS nas Regionais de Saúde: I (Recife); II (Limoeiro); XII (Timbaúba); III (Palmares) e IV (Caruaru), formando 115 trabalhadores dos serviços de saúde integrantes dessas Regionais.