A Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) promove, nesta terça-feira (19.05), debate virtual com o tema Assistência ventilatória mecânica em pacientes com Covid-19, a partir das 16h30. Para ter acesso ao encontro virtual basta acessar a página https://videoconferencia.pe.gov.br/b/arn-v3e-ddr.

Como convidadas participam a fisioterapeuta respiratória, Maíra Florentino Pessoa, doutora em Biologia Aplicada à Saúde, Mestre em Fisioterapia e especialista em Fisioterapia Respiratória, Gerontologia e Saúde Coletiva. Também a enfermeira, pós-graduada em Terapia Intensiva, Mariana Augusta de Sá, representante regional da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti), além de gestora de Enfermagem das UTIs do Hospital Otávio de Freitas (HOF) e enfermeira intensivista do Hospital das Clínicas (HC).

No debate serão discutidos os cuidados com o paciente em dispneia e as indicações de intubação. Quanto à ventilação mecânica as convidadas irão discorrer sobre os parâmetros básicos, o manejo do ventilador e os cuidados durante a extubação. O papel da equipe multiprofissional será abordado de forma transversal.