Atendendo a uma solicitação para o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) iniciou na sexta-feira (27), o Curso de Formação Didático-Pedagógico para Instrutores e Coordenadores, contando com a participação de 40 profissionais do CEFOSPE. O objetivo da qualificação é agregar novas técnicas e teorias de aprimoramento pedagógico e metodológico dos cursos e conteúdos já desenvolvidos e ofertados pela Instituição.

De acordo com a Diretora da ESPPE, Célia Borges, essa ação é fruto de parceria interinstitucional, no âmbito do Estado, por meio da Escola de Governo em Saúde Pública e do CEFOSPE. “A proposta que estamos compartilhando visa contribuir no aperfeiçoamento dos instrutores com as teorias da educação. Além disso, estamos agregando um conceito já adotado pela ESPPE nesta formação, que é qualificar os serviços públicos de acordo com as suas especificidades e características”, explicou a Diretora. 

Entre os conteúdos trabalhados durante a qualificação destacam-se os fundamentos da educação, seu sentido filosófico e sociológico; a configuração do trabalho docente e o ser professor; as correntes pedagógicas e teorias da aprendizagem; a formação de professores e trabalho docente; os fundamentos da didática e metodologia de ensino; e o planejamento e organização do trabalho pedagógico. O Curso de Formação Didático-Pedagógico para o Cefospe com carga horária de 20 horas-aula, foi realizado pela equipe da Coordenação de Educação Permanente da ESPPE e visa aperfeiçoar a prática pedagógica docente na perspectiva do desenvolvimento de competências e da adoção de tecnologias para o ensino. Ainda foi desenvolvido para que os profissionais possam criar novas sistematizações e metodologias capazes de contribuir para elaboração de conteúdos didáticos para seus respectivos públicos.

Conteúdo Relacionado