O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulga, nesta sexta-feira (02/10), edital com a oferta de 208 bolsas de estudo integrais em quatro cursos técnicos na área da saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2020, que destina essas vagas para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas pernambucanas ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O edital está disponível no portal.saude.pe.gov.br, além do formasus.saude.pe.gov.br, ambiente no qual os interessados devem fazer as inscrições, entre 05/10 e 19/10.

As vagas são para os cursos técnicos de enfermagem (187), radiologia (16), análises clínicas (4) e instrumentação cirúrgica (1). Elas estão distribuídas em 43 instituições privadas de ensino de 19 municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Carpina, Limoeiro, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Palmares, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

A classificação do processo, que terá seu resultado preliminar divulgado em 03/11, será feita a partir da média das notas das disciplinas de português e matemática do ensino médio. Para isso, é preciso anexar o certificado de conclusão (Ficha 19) no ato da inscrição. No site do FormaSUS, além do edital, há documento com “Perguntas frequentes” e o manual do candidato. Para sanar outras questões, ainda é possível entrar em contato com a equipe técnica do Programa pelo formasus@saude.pe.gov.br.

“Estamos finalizando as inscrições da seleção de nível superior do FormaSUS neste domingo (04/10) e já na segunda (05/10) iniciamos o processo do nível técnico. Juntas, elas totalizam 295 vagas, dando oportunidade para quem deseja ingressar na área da saúde. Entre 2012, ano de início do Programa, e 2019, mais de 1,5 mil pessoas foram beneficiadas com a iniciativa, que possui lei que a regulamenta, o que demonstra sua importância e permanência. Essa é uma ação pioneira do Governo de Pernambuco e que vem formando profissionais qualificados para atuação nos mais diversos serviços de saúde do nosso Estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada 10 vagas que uma instituição particular solicita para estágio, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública, equivalente a 10%.

MAIS BOLSAS – As inscrições do FormaSUS – nível superior terminam neste domingo (04/10). As vagas são para os cursos de biomedicina (3), enfermagem (50), farmácia (5), fisioterapia (13), medicina (12), nutrição (1), odontologia (2), tecnólogo em radiologia (1), totalizando 87. Ao todo, são 17 instituições de ensino participantes, nas cidades do Recife, Olinda, Caruaru, Belo Jardim, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher a ficha e informar a nota de cada componente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018 ou 2019, já que a classificação levará em conta o critério da nota do exame. Além disso, devem ser anexados o certificado de conclusão de ensino médio (Ficha 19) e o certificado das notas do Enem, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado preliminar do certame sairá em 15 de outubro.

Crédito: Miva Filho/SES-PE