A Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Dom Malan, em Petrolina, realizou, na última semana, a recepção dos novos residentes do Programa de Residência em Enfermagem (PRE) e Programa de Residência em Medicina (PRM). A turma 2019 é composta por profissionais oriundos de Pernambuco, Bahia, Ceará e Piauí. Os 23 novatos participaram de um coffee break e foram acolhidos pela equipe multiprofissional do HDM. Eles passaram por uma série de treinamentos sobre as normas, rotinas e funcionamento do maior hospital materno infantil do interior de Pernambuco.

De acordo com Rejane Lins, Supervisora do Programa de Residência de Enfermagem do HDM, os novatos , nesse primeiro momento, aprenderam sobre segurança do paciente e do profissional de saúde, segregação do resíduo hospitalar, normas da CCIH, funcionamento da farmácia e demais setores do hospital. “Foi um momento de reconhecimento do campo de prática, de entender o funcionamento do Dom Malan, de conhecer os programas e a nossa filosofia de trabalho”, ressaltou.

O médico supervisor do Programa de Residência de Ginecologia e Obstetrícia, Stênio Galvão, por sua vez, deu as boas vindas, frisando a importância da Residência Médica e a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, finalizou dizendo que estão todos prontos para mais um desafio.

“A nossa missão continua. Temos formado há 9 anos especialistas nas áreas mais críticas da medicina e ofertado a sociedade todos os anos profissionais formados dentro da realidade SUS e dos preceitos e filosofia do IMIP. Então, dessa forma, cumprimos a nossa missão não só na assistência materno infantil, mas também no ensino e na pesquisa", concluiu.