Pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, representantes de secretarias de Saúde de todo o Estado e de organizações não governamentais, que atuam em atividades relacionadas à Saúde Pública, estiveram reunidos, nos dias 4 e 5 deste mês, no Imip, durante a realização da Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). O encontro teve como objetivo discutir temas relevantes para a saúde da população pernambucana, de forma a nortear a composição do Edital para a seleção de projetos que serão financiados pelo programa em 2017.

"O processo de seleção de prioridades de pesquisa em saúde pública deve ser interativo, objetivo e transparente, de forma a auxiliar os gestores a tomarem decisões mais conscientes para alocar com eficiência os recursos existentes para pesquisa. Por isso, temos representantes de diversos setores, incluindo da SES, para apresentar e discutir o quadro da saúde hoje em Pernambuco", explica a diretora geral de Educação e Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DGES/SES), Juliana Siqueira.

O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de apoio a atividades de pesquisa do Ministério da Saúde (MS), mediante o aporte de recursos financeiros a projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em gestão de saúde e em temas prioritários. Em Pernambuco, o programa é realizado e co-financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE e a Secretaria Estadual de Saúde. 

Os temas previamente escolhidos como prioritários este ano foram: Estudo das arboviroses de interesse em Saúde Pública; Vigilância de doenças e riscos à saúde individual e coletiva; Estudo das doenças negligenciadas (tuberculose, hanseníase, esquistossomose, geo helmintíase, filariose, leishmaniose visceral, sífilis, tracoma e cisticercose); Atenção à Saúde; Inovações em saúde. Também participam da Oficina gestores e técnicos da Facepe, dos ministérios da Saúde (MS) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da SES/PE.