Para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama, a Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Segtes) realiza, nesta quinta-feira (24.10) uma ação educativa para os funcionários, servidores e terceirizados que atuam no nível central da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A mobilização acontece no hall da sede do órgão, no bairro do Bongi, no Recife. 

Organizada pelas Gerência de Políticas e Regulação do Trabalho e a Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, a programação contou com aula laboral comandada por educador físico convidado e atendimento com nutricionista. O evento também contou com consultoria em estética. 

DADOS - Em Pernambuco, essa é a neoplasia que mais mata o público feminino, com 785 óbitos em 2017, o que representa 17% do total de todos os tipos de cânceres. Para evitar esse tipo de ocorrência, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça a importância do autoexame e da realização das mamografias em tempo oportuno, além do diagnóstico e tratamentos precoces da doença, que dão mais chances para a cura.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) recomenda o rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia para mulheres dos 50 aos 69 anos. Não havendo alteração, a orientação é que um novo exame seja realizado em um intervalo de 2 anos. Já para aquelas consideradas como pacientes com alto risco para a doença, recomenda-se realizar anualmente, além da mamografia, o exame clínico das mamas. Para mulheres a partir dos 40 anos, a orientação é a realização anual do exame clínico das mamas e, em caso de alteração nesse, a paciente deve submeter-se à mamografia. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 2,6 mil casos novos de câncer de mama são esperados por ano em Pernambuco.