O município de Palmares, localizado na Zona da Mata Sul do Estado, recebeu, na manhã desta sexta-feira (22/07), uma comitiva da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O grupo, liderado pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa, participou do encontro do IntegraSES na Região, que foi realizado na sede da III Gerência Regional de Saúde (Geres). Além disso, a comitiva ainda visitou duas unidades de saúde na cidade.

Criado em 2015, o IntegraSES busca fortalecer o diálogo e interação entre os servidores que atuam nas diversas regiões do Estado e o Núcleo Central da SES. É um momento, no qual os profissionais presentes podem tirar dúvidas, conhecer o trabalho do Nível Central, compartilhar experiências e dar sugestão para a melhoria das unidades de saúde.

“Como profissional de saúde sempre senti falta de um processo de escuta por parte dos gestores. Esse processo é fundamental para conhecermos com maior abrangência o funcionamento dos serviços nas regiões, já que esses profissionais estão na ponta e conhecem seus desafios. O resultado desse trabalho reflete diretamente na qualidade da assistência oferecida aos usuários do SUS", comentou o secretário Iran Costa.

Neste aspecto, Iran Costa fez questão de lembrar a necessidade do engajamento de todos no combate ao Aedes aegypti e também para a redução do número de acidentes de moto na Regional.  "São dois problemas que causam transtornos e dor às pessoas e custam caro ao Estado. Os acidentes de moto são uma verdadeira epidemia", disse.

Além de representantes do Nível Central, o IntegraSES contou com profissionais de saúde, gestores e representantes do Hospital Regional de Palmares. Desde que foi criado, o IntegraSES já passou por diversas unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife, assim como do Interior do Estado, como o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e Fernando Bezerra, em Ouricuri.

Unidades de Saúde – Após o encontro com os servidores na sede da Geres, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, acompanhado da comitiva da SES, foi ver de perto o funcionamento dos serviços de saúde da Região, incluindo o Hospital Regional de Palmares, que foi totalmente reconstruído pelo Governo do Estado após as enchentes que atingiram a cidade, no ano de 2010.

O Hospital Santa Rosa, conveniado ao SUS, também recebeu a visita do executivo. A unidade presta serviços de Terapia Intensiva ao Governo do Estado. Assim, a comitiva conheceu o funcionamento das UTIs adulto e neonatal, que neste caso, aguarda apenas a habilitação por parte do Ministério da Saúde (MS) para começar a funcionar.