Para reconhecer o empenho e valorizar os servidores estaduais que estão atuando com determinação nesta pandemia do novo coronavírus, neste ano, mais de 18,5 mil profissionais efetivos (médico, hemo-médico, analistas, assistentes e auxiliares de saúde) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) irão receber automaticamente a progressão salarial dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), sem necessidade de passar por todas as etapas do processo de Avaliação de Desempenho.

"Precisamos reconhecer o empenho de todos aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19, seja atendendo a população nos hospitais estaduais ou em atividades administrativas essenciais, que precisaram ser mantidas durante todo este ano para garantir o pleno funcionamento de toda a rede de saúde. Este tem sido um ano de trabalho árduo, mas a força de trabalho do SUS vem demonstrando seu comprometimento com a população pernambucana e exercendo sua função com afinco, mostrando que é possível prestar uma assistência de qualidade e salvar vidas", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Com a progressão, os servidores aptos a participar da Avaliação de Desempenho podem ganhar até 2,5% de aumento salarial. Desde 2016, por determinação do governador Paulo Câmara, todos os servidores da SES-PE participam do processo de progressão salarial, que antes era voltado apenas para a categoria médica. Com isso, o número de profissionais aptos saltou de 3,9 mil, em 2015, para os atuais 18,5 mil, uma ampliação de 370%.

Importante ressaltar que o Governo de Pernambuco, ao longo dos últimos anos, vem realizado o maior chamamento de profissionais concursados da história da saúde pública pernambucana. Apenas durante esta pandemia, foram mais de 3 mil profissionais nomeados para reforçar diversos serviços sob gestão estadual, tanto da SES-PE quanto para o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).