Com o objetivo qualificar a gestão de políticas de saúde e fortalecer capacidades institucionais para incorporação das evidências produzidas pela pesquisa científica visando a melhoria do SUS, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), pactuou com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) o curso de especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências. 

A abertura do curso, em Pernambuco, ocorreu nesta terça-feira (07.05), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), no bairro do Bongi, com mesa formada pela secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, além de representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto de Ensino Pesquisa/Hospital Sírio Libanês IES-HSL e Conselho Estadual de Saúde (CES). 

A intenção é qualificar profissionais do SUS, conselheiros de saúde e pesquisadores vinculados à instituições de ensino. Ao total, estão sendo oferecidas 40 vagas para Recife e Região Metropolitana (Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda e Cabo de Santo Agostinho). O diferencial do curso está na elaboração, implementação e avaliação de planos de ação com uso de evidências de projetos aplicativos de intervenção orientados à produção de impacto no perfil de saúde-doença das populações e na organização do cuidado, segundo territórios de saúde. 

A carga horária do curso será de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância. Os especializandos darão continuidade às atividades do primeiro encontro até o dia 9 de maio e os 40 participantes selecionados, mediante critérios estabelecidos em edital, terão encontros presenciais de três dias consecutivos por mês entre maio/2019 a abril/2020, no Recife.

Organização - Uma comissão gestora local foi formada com a participação da Diretoria Geral de Educação na Saúde (SES), , Escola de Saúde Pública (ESPPE), I Gerência Regional de Saúde (Geres), Secretaria de Saúde do Recife, Conselho Estadual de Saúde e UFPE com o papel de definir a distribuição das vagas por segmento, articular a divulgação e indicação dos profissionais de saúde e organizar e apoiar com estrutura física (salas de aulas e apoio logístico), junto às facilitadoras do curso pelo Hospital Sírio Libanês.