A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realiza, durante esta quinta-feira (03), o III Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde. O encontro reúne profissionais de saúde para debater sobre o contexto da Política Estadual de Educação em Saúde e sua aplicabilidade. Os cerca de 300 participantes foram recebidos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Recife, no auditório Jorge Lobo, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O objetivo do Seminário é otimizar o processo de educação permanente dos profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os convidados, diretores de escolas de saúde pública da Região Nordeste e representantes de grupos estudantis. A mesa de abertura contou com a presença da secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, Ricarda Samara; a representante do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Timo, a diretora de Educação e Saúde da SES, Juliana Siqueira; a representante da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Rosa Souza; o pesquisador do Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães, Domício Sá; a representante da Escola Pública de Saúde do Maranhão, Tatiana Dourado, além da diretora geral da Escola de Governo em Saúde Pública da SES, Célia Borges.

“Vivemos um momento onde cada vez mais temos que buscar e consolidar novas propostas, e nada mais justo que chamar as pessoas que trabalham na linha de frente para que apresentem as boas idéias. Nesse encontro temos representantes de diversos municípios de Pernambuco, e alguns representantes de outros estados do Nordeste buscando contribuir para o melhoramento da gestão da saúde”, afirmou a secretária executiva Ricarda Samara.

Durante o evento, estão sendo promovidas rodas de debates com representantes da SES, da Universidade de Pernambuco e Federal do Estado, Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba e da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). Entre os temas abordados estão: Integração Ensino- Serviço; Residências em Saúde: Desafios para gestão descentralizada; Educação Profissional em Saúde: Formação de trabalhadores de nível médio; Política de Educação Permanente em Saúde: Planejamento Regional e financiamento.