Nesta quarta (17/12) e quinta-feira (18/12), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove a 2º Mostra de Trabalhos Científicos do órgão. Durante os dois dias, servidores do nível central, de hospitais e de Gerências Regionais de Saúde estarão reunidos para trocar experiências e entender um pouco mais sobre as ações exitosas promovidas na esfera estadual. Em ambos os dias, o início das atividades aconteceu na manhã desta quarta (18) com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

“É uma alegria participar desse momento tão significativo para quem faz o SUS. Serão apresentados 124 trabalhos exitosos na área e isso comprova a eficiência da equipe. Conseguimos avançar em vários indicadores, como mortalidade materna e infantil. Foi um ano de construções e muito trabalho”, disse o secretário.

“É uma oportunidade que temos, ao final do ano, de reunir trabalhos científicos apresentados em congressos, programas e projetos inovadores elaborados por gestores e técnicos. Além de motivar quem produziu e inovou, é importante para democratizar essas experiências, que podem e devem ser replicadas”, diz o secretário Antonio Carlos Figueira, que fará a abertura oficial do evento nesta quarta, às 9h, no auditório central.

Entre os trabalhos que serão apresentados, as experiências do Programa Mãe Coruja, do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), do Sanar (tracoma e hanseníase), do enfrentamento da DDA e DTA na I Geres, de compra de medicamentos da secretaria-executiva de Administração e Finanças, entre outros.

Confira a programação:

18 de dezembro
09h00 – Abertura Oficial – Dr. Antônio Carlos Figueira
09:15 – apresentação Cultural Maracatu Rural de Nazaré da Mata.
09h30 as 17h00 – Apresentação dos Pôsteres – Hall do Edifício Sede da SES-PE , Bongi.
09h15 – Abertura das apresentações das experiências exitosas das GERES – Dr. Jorge Araújo – Auditório
09h30 -Apresentação: “O enfrentamento da DDA e DTA com o olhar da intersetorialidade”- I Geres
10h00 – Apresentação: “Remodelagem da Rede de Atenção Psicossocial da VII Região de Saúde, Salgueiro”.
10h30 – Apresentação: “Ações de Vigilância do Tracoma em 10 municípios da IX Região de Saúde: Uma estratégia do Programa Sanar”.
11h00 – “Projeto Estruturação de Competências: análise e descrição de Competência Organizacional na IX
Regional de Saúde do Estado de Pernambuco”.
14h00 – Apresentação: “Dois anos da Operação Lei Seca”.
14h30 as 16h00 – Apresentação das experiências Exitosas dos Hospitais.

19 de dezembro
09h00 as 17h00 – Apresentação dos Pôsteres – Hall do Edifício Sede da SES-PE , Bongi.
09h00 – Abertura das apresentações das experiências exitosas das Secretarias Executivas – Drª. Cínthia
Kalyne de Almeida Alves – Auditório
09h30 – Apresentação da SEVS: “Enfrentamento da Tuberculose e Hanseníase no Sistema Prisional como estratégia prioritária do Programa Sanar em Pernambuco, 2011 a 2013”. Palestrante: Laís Costa.
10h00 – Apresentação da SEAF: “Medicamentos”. Palestrante: Carolina Romeira.
10h30 – Apresentação do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM): “Não foi  Acidente”. Palestrantes: Dr. João Veiga e Dr. Hélio Calábria.
14h30 – Apresentação da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde: “Mãe Coruja”.
15h30 – Apresentação da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
17h00 – Encerramento: Apresentação Musical e Coffee Break.