Para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Qualivida e a Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps), vinculados à Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Segtes/SES-PE), promovem, na próxima segunda-feira (27/09), a live 'Dialogando sobre suicídio com os servidores da Saúde e seus familiares'. O encontro virtual acontece a partir das 14h, no instagram da Uniaps (@uniap.s). 

A psicóloga Kátia Brasileiro comandará a palestra 'Quebrando o silêncio sobre o suicídio: combatendo os estigmas para salvar vidas!', seguida palestra 'Suicídio entre os servidores da Saúde e impacto em seus familiares', ministrada pela psicóloga Samará Gomes. Fechando a programação, a sanitarista e terapeuta do sono Socorro Régia Cavalcanti comandará a palestra 'Setembro Amarelo e Comunicação não Violenta: estratégias de prevenção ao suicídio'. O debate será mediado pela psicóloga e professora Raiza Figueiredo. 

Em 2020, Pernambuco registrou 372 óbitos por suicídio, número 20% menor do que o computado no ano de 2019, quando o Estado notificou 467 mortes por esta causa. Em relação a tentativas de suicídio, foram 2.550 no ano de 2020 e 2.956 no ano retrasado. Apesar da queda nos registros, a SES alerta para a subnotificação de casos em decorrência da pandemia da Covid-19.