Como forma de comemorar o Dia do Assistente Social (15 de maio), as equipes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, promoveram o primeiro encontro interinstitucional do setor com o objetivo de fortalecer a categoria e trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido em cada uma das unidades de saúde.

Participaram do momento as assistentes sociais da UPAE e HDM, supervisoras do serviço e ouvidoria, cuja função é regulamentada pelo código de ética da profissão. “Já nos reunimos em outros momentos para capacitações e atualização em serviço, mas com o objetivo específico de discutir a profissão e o papel do assistente social na saúde é a primeira vez. Esse é um marco importante e nós pretendemos avançar com essa iniciativa”, informa a supervisora do Serviço Social do HDM, Kátia Silene. 

 “Sem dúvida é uma data importante e que nós temos que celebrar. Poder conhecer melhor o trabalho desenvolvido no HDM e vice-versa é de extrema relevância, pois assim nós podemos nivelar o serviço prestado e aprender com as experiências do outro. Os ganhos foram significativos”, afirma a supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha. 

O encontro entre as duas instituições incluiu o debate do fazer profissional, a troca de saberes, os entraves do dia a dia, as angústias da profissão e as dificuldades de se fazer mediação em instituições públicas de saúde. “Mesmo sendo difícil, existem muitas vitórias e ganhos favoráveis à população com relação à garantia de direitos. A avaliação que faço do encontro é super positiva e considero de grande importância a participação da ouvidoria, pois precisamos estar a par de tudo que acontece na instituição de saúde para podermos dar um retorno significativo aos usuários que chegam com suas demandas ao setor”, pontua a ouvidora da UPAE e bacharel em Serviço Social, Síngryd Lima. 

A equipe da UPAE ainda foi além e fez uma roda de conversa com outros profissionais da unidade com o objetivo de esclarecer a todos o papel do assistente social na saúde. “Nós entregamos um folder e falamos um pouco sobre as nossas atribuições e competências. Acho importante que os colegas conheçam o nosso trabalho e de que maneira a gente pode contribuir com o serviço”, ressalta a assistente social Cintia Oliveira. 

As comemorações continuam e no dia 22 deste mês haverá um novo encontro para a realização de uma videoconferência com o IMIP Recife sobre ética na profissão. 

Sobre a data

O Dia do Assistente Social tem como objetivo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. Esse ano, a categoria está debatendo o tema “Na Luta de Classes não há Empate: assistente social, profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais" e essas campanhas propõem um diálogo com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população, inclusive na saúde.