É nesta terça-feira (21/05), a partir das 18h, a abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde. Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', o encontro reunirá profissionais, gestores e militantes da área da saúde até a próxima sexta-feira (24/05)  no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE). O secretário estadual de Saúde, André Longo, abre a Conferência Magna do evento, às 19h20, em debate com a representante do Rede de Mulheres de Terreiro, Vera Baroni. 

A programação da 9ª CES faz parte da agenda da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde.  Além da etapa estadual, que inicia nesta terça, a comissão organizadora realizou, ao longo dos últimos meses, quatro etapas macrorregionais, sediadas nos municípios de Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado, Garanhuns, no Agreste pernambucano e Olinda, no Grande Recife.

Nos próximos quatro dias, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS elaborarão e discutirão, por meio de grupos de trabalho, propostas para as políticas públicas em saúde. Além da Conferência Magna, o primeiro dia de evento contará com a posse do novo Colegiado do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) para o biênio 2019-2021. 

Na quarta-feira (22/05), a programação será dividida em três mesas temáticas: Atenção Primária no SUS - Estratégias de fortalecimento no contexto atual; Média e Alta Complexidade - O desafio de garantir financiamento para a implementação das redes de saúde; Regionalização e Governança com fortalecimento do controle social - Somando forças frente aos retrocessos. Na quinta-feira (23/05), os participantes se reunirão em Grupos de Trabalho para discussão de estratégias. 

A sexta-feira (24/05) encerra a programação da 9ª Conferência Estadual de Saúde com Plenária Final e eleição dos trabalhos finalistas do Concurso Saúde nas Escolas Públicas Estaduais e Aclamação das (os) delegadas (os) para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

 

DIVULGAÇÃO - Com a proposta de ampliar a construção do debate para fortalecimento da Saúde Pública, do SUS e da Política Estadual de Saúde, a 9ª CES desenvolveu e articulou estratégias de mobilização e divulgação das atividades preparatórias para a agenda do evento. 

Uma das atividades pré-Conferência foi o Seminário Preparatório para a 9ªCES. O encontro aconteceu no dia 21 de março, no auditório da SES, no Bongi. Com transmissão por videoconferência para todas as Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (Geres), o encontro teve como proposta fomentar e democratizar o debate sobre o tema da 9ª Conferência. Na pauta do encontro, exposição sobre o cenário das políticas públicas na perspectiva neoliberal mundial; os reflexos do subfinanciamento da saúde; e a apresentação de um panorama dos movimentos sociais e do controle social em defesa do SUS. O seminário contou com participação dos pesquisadores Pedro Miguel (CES/FioCruz-PE), Adriana Falângola (UFPE) e Itamar Lages (UPE). 

Outra iniciativa é o Concurso Cultural Saúde Pública nas Escolas Estaduais. Desenvolvido em parceria pela Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Educação, a atividade estimula a produção de desenhos, fotografias e/ou vídeos entre os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo o projeto Travessia e a modalidade EJA) para a promoção do debate e reflexão sobre a saúde enquanto direito universal e do Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista da sociedade brasileira. Os finalistas serão conhecidos no último dia da 9ª CES.Â