Nesta terça (23.04), estão reunidos no Centro de Convenções, em Olinda, profissionais, gestores e militantes da área da saúde para a 2ª Etapa da Macrorregional, que segue até a quarta-feira (24.04).  O evento é preparatório para a 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco (9ª CES), que será realizada entre os dias 21 e 24 de maio. No encontro desta semana, os atores estão discutindo, por meio de grupos de trabalho, a elaboração de propostas para o fortalecimento da saúde pública no Estado. A 9ª CES acontece em quatro Etapas Macrorregionais, tendo a primeira delas sido realizada no município de Serra Talhada, nos dias 16 e 17.04. Na programação ainda estão às cidades de Petrolina e Garanhuns. 

Durante a mesa de abertura do evento, o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Humberto Antunes, que também representou o secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou o compromisso do Governo de Pernambuco na melhoria das questões fundamentais que envolvem a assistência à saúde. “Estamos em um momento para ouvir e debater com a sociedade o que ela identifica como prioridade no âmbito da saúde. A construção conjunta se faz necessária”, afirmou.  

Já o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Orlando Jorge, falou sobre a amplitude do Sistema Único de Saúde (SUS) como política de inclusão social e do alinhamento das estratégias que serão apresentadas na 16ª Conferência Nacional, que será no mês de agosto, em Brasília. “Nunca é demais realizar discussões e promover estratégias dentro do SUS. No atual momento, tem que se fazer valer os direitos e os deveres para que se corresponda às necessidades da população, e isso só é possível com investimento, apoio e decisão política”, disse.  

 

Após a solenidade de abertura da Etapa da Macrorregional, a professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Saúde Pública, Petra Duarte, proferiu uma palestra intitulada “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”, tema que foi o escolhido como mote da 9ª Conferência Estadual de Saúde. Durante a explanação, Petra fez um retrospecto sobre a saúde no mundo e na América Latina com a tentativa de instituição de um sistema único, e um breve histórico do início do SUS em nosso país.  

Também participaram do encontro a secretária de Saúde de Olinda, Emília Cardoso; os representantes do Conselho de Saúde de Olinda, Salatiel Silva, e do Recife, Cristiano Nascimento; a diretora executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade da secretaria de Saúde do Recife, Eliane Germano; o promotor do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Osório; a promotora de Justiça, Maisa Silva; a gerente da I Gerência Regional de Saúde (Geres), Ângela Lessa e a Coordenadora da Comissão Organizadora e do Comitê Executivo da 9ª CES, Lidiane Gonzaga.