Nesta terça e quarta-feira (19 e 20/04), Pernambuco recebeu a visita de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. A visita institucional foi para conhecer a experiência e o desenvolvimento do Projeto ProadiSUS, o PlanificaSUS. A equipe fez visita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de Belo Jardim e Alagoinha, além das Unidades de Atenção Especializada (UPAEs) de Belo Jardim e Caruaru, acompanhados pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e da IV Gerência de Saúde.

Na agenda da visita, reuniram-se com os secretários municipais das cidades envolvidas no Projeto e com os secretários executivos de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, e de Atenção à Saúde, Cristina Mota, e com os técnicos envolvidos no Planifica para discussão das estratégias para o fortalecimento da ação que visa à promoção da integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) na rede de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.

"A VIII microrregião, composta por oito municípios, é uma região que vem alcançando os objetivos de implantar a planificação e claramente qualificando a Atenção Primária e com muita clareza do papel do ambulatório de atenção especializada. A integração entre esses dois pontos da rede, com objetivos comuns para o cuidado integral da população, mostrará na prática como transitarmos de um sistema de saúde fragmentado para um sistema organizado em redes de atenção à saúde", afirmou o coordenador nacional do PlanificaSUS, Márcio Paresque.

"Essa visita é muito importante, por oportunizar verificar in loco como está o andamento do Projeto, integração dos diversos atores envolvidos, nessa construção coletiva que vem fortacendo a organização da rede de atenção", completou a consultora de gestão do Projeto, Gilcilene Pretta Cani.