O projeto é fruto de uma parceria entre o Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Pernambuco (GAC-PE) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco, lançam nesta sexta-feira, 28 de agosto, a 2º edição do Curso Fique Atento Pode ser Câncer. A abertura será transmitida às 14h pelo link https://bit.ly/3gECQKJ e AO VIVO no Youtube do Telessaúde SES/PE.

Contará com a presença da oncologista pediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais; da secretária -executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota; do coordenador da Política de Oncologia, Rodrigo Bezerra e da diretora do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco, Dulcineide Oliveira.

O curso ancorado na linha de cuidado da saúde da criança e do adolescente, compõe um itinerário formativo com conteúdos sobre a suspensão e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, disponibilizado em 4 módulos autoinstrucionais, com certificação.

Destinado a todos os profissionais, estudantes de saúde e de áreas afins. “O diagnóstico é o primeiro grande passo na luta contra o câncer. A partir desta etapa, a equipe de saúde deve identificar o tratamento adequado que ofereça segurança, acolhimento e humanização aos pequenos pacientes e sua família”, explica a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE.

As secretarias de Saúde e Educação do Recife e o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) - UFPE colaboraram com a autoria do projeto. “Os profissionais de saúde que atuam no SUS terão acesso a um conteúdo importante que pode garantir o cumprimento da difícil tarefa de identificar os sinais e sintomas do câncer que, se diagnosticado precocemente, pode antecipar um tratamento e as chances de cura”, ressalta Dulcineide Oliveira, diretora do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco.

GAC-PE funciona há 23 anos, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro. Assiste crianças, adolescentes e jovens com faixa etária entre 0 a 19 anos, que estão em tratamento contra o câncer. A instituição depende de doações e oferece assistência social e atendimento médico de urgência através do Serviço de Pronto Atendimento da rede SUS. Em 2020, já foram 2.638 atendimentos prestados.