Acontece a partir desta terça-feira (21), a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', o encontro reunirá profissionais, gestores e militantes da área da saúde até a próxima sexta-feira (24/05) no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE). No início de maio (dias 07 e 08) aconteceu em Garanhuns a Conferência Macrorregional de Saúde, com representantes dos municípios que compõem as IV e V GERES, respectivamente, Caruaru e Garanhuns. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Tavares Correia, e contou com palestras, apresentações de programas e pactuações. Ao final, foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Saúde, que acontece a partir desta terça-feira (21), no Centro de Convenções de Olinda.

A gestora da V GERES Catarina Tenório, que coordenou a estrutura local para a realização da Conferência Macrorregional, comentou a resposta bastante positiva das Secretarias Municipais de Saúde: "Foi um grande desafio reunir mais de 400 pessoas de cerca de 50 municípios para debater saúde pública e deliberar ações para a população, contudo estamos muito satisfeitos com o retorno, pela participação e integração das equipes. É um momento de união em defesa do SUS. E sabemos que estas demandas serão apresentadas por nossos delegados na Conferência Estadual" - registrou a gestora.

A Conferência Regional foi prestigiada. Em sua mesa de abertura contou com Humberto Antunes (Secretário Executivo de Gestão e estratégia e participativa, que representou o Secretário Estadual de Saúde, André Longo),  Lidiane Gonzaga (Conselheira estadual de saúde), Nadir Ferro (secretária de saúde de Jupi e vice representante do COSEMS), Djair Ferreira (Gerente da IV GERES), Marilda Alves Bezerra (Conselheira Municipal de Saúde de Garanhuns), Harley Davidson (Secretário adjunto de saúde de Garanhuns, Haroldo Vicente (vice prefeito de Garanhuns), além da própria Catarina Tenório.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

Começou nessa terça-feira (21/05) 9ª Conferência Estadual de Saúde. Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', o encontro reunirá profissionais, gestores e militantes da área da saúde até a próxima sexta-feira (24/05)  no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE). O secretário estadual de Saúde, André Longo, abriu a Conferência Magna do evento, em debate com a representante do Rede de Mulheres de Terreiro, Vera Baroni. 

A programação da 9ª CES faz parte da agenda da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde.  Além da etapa estadual, a comissão organizadora realizou, ao longo dos últimos meses, quatro etapas macrorregionais, sediadas nos municípios de Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado, Garanhuns, no Agreste pernambucano e Olinda, no Grande Recife.