Durante esta quarta e quinta-feira (23 e 24.10), o secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, se reúne com representantes do Núcleo de Economia da Saúde do Tocantins (NES) do Estado do Tocantins. Na pauta do encontro, a troca de experiências entre os dois Estados na promoção de ações que buscando o fortalecimento do controle social por meio da transparência na utilização dos recursos e auxiliar os gestores na tomada de decisão, tendo como subsídio a informação de custo, para melhorar a gestão dos recursos disponíveis. Os coordenadores dos Núcleos de Economia de Pernambuco, Inês Costa, do Tocantins, Werner Keller Tavares Costa, também participaram da reunião. 

Os dois Núcleos Estaduais utilizam o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (APURASUS), que é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada.  

“O APURASUS é um sistema web, de livre acesso, que tem como grande diferencial a capacidade de permitir a sua personalização, de forma a se adaptar às características das unidades de saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos na atenção e cuidado à saúde”, explicou a coordenadora dos NES, Inês Costa.   

Na programação está prevista ainda uma visita aos Núcleos de Economia da Saúde do Hospital Ulisses Pernambucano (HUP) e do PROCAPE e, no Recife.