Gestores de saúde de Pernambuco estão reunidos nesta terça e quarta-feira (26 e 27.03) para a 1ª Oficina de Trabalho do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto, parceria entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), tem como campo de trabalho a elaboração de soluções estratégicas para melhoria e qualificação da rede de atenção à saúde do SUS e o fortalecimento da gestão estadual em 26 estados do País. A iniciativa nacional foi criada a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O Projeto de Fortalecimento vai até fevereiro de 2020. 

A 1ª Oficina, que acontece na sede da Secretária Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, no Recife, promove a pactuação e a formação dos grupos de trabalho, plano de comunicação, análise situacional e identificação de macroproblemas, além da elaboração das diretrizes estratégicas. Participam das oficinas o secretário estadual de saúde, André Longo, e seus secretários-executivos, diretores, superintendentes, assim como gerentes de áreas e das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).  

“É importante destacar o comprometimento de todas as lideranças da SES com o processo que se inicia hoje. Planejar é fundamental para que uma gestão tenha sucesso. Vamos focar muito na construção dos diagnósticos, alguns deles já sabidos por nossas equipes que já desempenham um papel preventivo, mas precisamos em tempos de dificuldades e crise, ser criativos e intensos em nossas ações estratégicas para que possamos superar esses momentos”, afirmou André Longo.  

 

Para o gestor da pasta, é extremamente necessário identificar as necessidades dos usuários do SUS em diversos âmbitos da rede de saúde para que a atuação seja efetiva e resolutiva. “São cerca de 8 milhões de pernambucanos que dependem exclusivamente do SUS e  1,3 milhão usuários de plano de saúde, mas que em algum momento também utilizam os serviços disponibilizados no SUS”, concluiu.  

Pernambuco será acompanhado pela facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Gilcilene Pretta Cani, que mensalmente se reunirá com os grupos de trabalho da SES para o monitoramento da construção do Plano Estratégico e de Ação. “O processo de trabalho será uma construção conjunta para se chegar os produtos esperados: criação do Mapa Estratégico da SES, Plano de Ação, Tábua de Indicadores e o Relatório de Coerência”, explicou. 

“O Estado já tem, dentro da SES, uma cultura de planejamento, o que facilita o processo. Aliado a isso, há o engajamento da equipe com grupos de trabalho formado por pessoas estratégicas da Secretaria e a existência do mapa estratégico e do plano estadual do período anterior. A organização e essa cultura de planejamento vão facilitar bastante o trabalho no Estado”, acrescentou a facilitadora do HAOC.