A melhoria da assistência à saúde do grupo especial que inclui diabéticos e hipertenso foi tema da última capacitação do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS), ocorrido na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Belo Jardim, nesta quinta-feira (16.01). O encontro contou com a presença de médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos da unidade, que atuarão no novo ambulatório de pré diabéticos a partir de março. 

Durante a capacitação foi realizada uma avaliação diagnóstica, estudos de caso, rodas de conversa e oficinas tutoriais voltadas para os profissionais que atenderão principalmente os casos de alto risco. “O objetivo, além da capacitação, é fazer com que toda a equipe entenda o foco da planificação e o propósito de se trabalhar em rede, e a relação primária com a ambulatorial especializada”, relatou a coordenadora multidisciplinar da unidade, Lidiane Regino.  

PlanificaSUS  

O programa é um projeto de gestão voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) na rede de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção.  A UPAE-Belo Jardim integra o Protocolo de Regulação do Acesso às Referências Especializadas de Pernambuco.  

Unidade do Governo do Estado de Pernambuco, a UPAE de Belo Jardim é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.  

Com informações de Jonas Duarte, comunicação do HM.